quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Postura das crianças.

Postura das crianças.

Quando o assunto vem à tona a primeira questão é a mochila, realmente a mochila é um fator importante para a saúde postural das crianças, mas há uma infinidade de fatores que são determinantes.

Vamos citar alguns: ergonomia das cadeiras do colégio, postura mantida por horas no computador, no vídeo game, na TV; falta de atividade física associada às vezes à obesidade. Esses são alguns que devemos nos atentar no dia-a-dia.

Vou comentar cada um desses:

Ergonomia é uma ferramenta importantíssima independente da idade, ergonomia é o ajuste dos materiais e instrumentos de trabalho, ou nesse caso estudo, à realidade do usuário. E realmente não temos um ajuste de carteiras de colégios e cadeiras no nível que deveria. A ergonomia é fundamental quando se passa horas em uma mesma atividade.

Atualmente as crianças, geração Y e Z, passam horas e horas conectadas na internet, nas redes sociais, sem entrar no mérito do ato em si, mas para que isso ocorra da melhor forma possível também é fundamental uma ergonomia adequada, além de pausas e a manutenção de uma postura correta. O mesmo serve para televisão e vídeo games.

A manutenção de uma boa postura está intimamente ligada à adequação ergonômica, mas também há caso de crianças que as alterações posturais advêm de encurtamentos musculares, ou seja, o músculo por falta de alongamento ou vícios posturais tem o seu comprimento diminuído. Em casos de encurtamentos, devem ser identificado quais são esses músculos e um programa de reeducação postural deve ser implementado.

A falta de atividade física é um mal que assola não só as crianças, mas também os adultos, mas nas crianças principalmente até a idade de 12 anos influência de maneira importante no desenvolvimento neuro-motor, o que pode levar alterações posturais por falta de estímulo. Esse fato é mais relevante ainda nos primeiros anos, quando a criança aprende alguns movimentos básicos, sentar, rolar, rastejar, engatinhar, etc; e cada fase é importantíssima, não se deve pular.

A obesidade é conseqüência do que foi dito acima, a falta de atividade física, a falta de equilíbrio na balança entre ingestão e gasto calórico. O excesso de peso sobrecarrega as articulações e amplifica as alterações posturais. Por isso devemos prestar muita atenção. A obesidade leva a outros males, mas que não faz parte do assunto deste momento.

Mas tem algo importante para ser comentado, as crianças são portadoras de algumas alterações posturais, ditas “normais”, ou seja, é fisiológico, faz parte do desenvolvimento delas.

Nestes casos devemos apenas observar as alterações e acompanhá-las para ver como evoluem: se mantém, pioram, ou melhoram. Não devem ser tratadas essas alterações, pois é natural do desenvolvimento e se tratadas podem ter um efeito rebote, piorando num segundo momento.

Por exemplo: pés planos, ou chatos, são normais nas crianças, mas essa alteração deve ir amenizando com o passar da idade, e por volta dos 8 anos estará próximo do ideal. Neste caso os pés planos não devem ser tratados, apenas devemos fazer um acompanhamento para observar a evolução.

Cuidar da postura é algo que deve ser feito desde pequeno.

Prevenção é o caminho.

By Dr. Eduardo Ayub Lopes.

Como os seus filhos gerenciam o tempo deles?

Como os seus filhos gerenciam o tempo deles?

Posted: 14 Oct 2010 11:35 AM PDT

Muita gente me pergunta qual a idade certa para iniciar a gestão do tempo e se crianças devem se preocupar com isso. A resposta a essa pergunta é SIM, crianças devem ter bases sobre gestão de tempo, mas de forma sutil e no momento certo.

Primeiro entenda/aceite que os problemas que você tem hoje de produtividade são fruto do seu passado, que criou um modelo mental urgente, onde tudo é feito na última hora.

Para muitas pessoas essa foi a realidade que tinham em casa, onde os pais, de forma inconsciente e sem a menor maldade, passaram esse modelo para você. Se você via seus pais deixarem as compras para última hora, a matrícula da escola para o último dia, as contas atrasadas, o presente de aniversário em cima da hora, o jantar de Natal era planejado no almoço do dia anterior e por ai vai. O padrão urgente que você tem hoje nada mais é do que uma replicação desse seu ambiente passado.

Claro que não é apenas seus Pais que fizeram esse modelo, a escola, seus amigos, familiares e o próprio ambiente sócio-cultural influenciaram isso também. Agora que você entendeu esse princípio, já parou para pensar o que você está fazendo com os seus filhos? Será que você está agindo de forma a criar o líder urgente do amanhã? Pais urgentes criam filhos urgentes!

O primeiro passo para mudar esse quadro é começar a se policiar, adotar um modelo de planejamento pessoal e gestão de tempo, principalmente no que diz relação às coisas das crianças. Como você pode cobrar o que você não faz? O famoso vídeo abaixo, é mais do que verdadeiro sobre isso:

Para começar a estimular a gestão de tempo nas crianças, não precisa usar uma agenda ou ficar neurótica. Estimule aos poucos com atitudes de prevenção, planejamento e tudo como brincadeira.

No livro Você Dona do Seu Tempo eu detalhei esse modelo para duas faixas de idade. Clique aqui para baixar um resumo do livro sobre como aplicar gestão de tempo para crianças de 7 a 12 anos de idade.

by Christian Barbosa

Crianças e Jovens são afetados pelo Colesterol Elevado

Crianças e Jovens são afetados pelo Colesterol Elevado

Com a popularização dos fast-food, ingestão de comida industrializada, jovens e crianças vêm apresentando doença de adulto. Uma pesquisa realizada por médicos do Pro Criança Cardíaca, no Rio, com dois mil pacientes na faixa dos 5 aos 20 anos constatou que 53,2% dos jovens e crianças têm excesso de gorduras no sangue; 63% se alimentam de forma errada, 2% são hipertensos, 47,4% são sedentários e 7,5% estão acima do peso.

De acordo com a pesquisa que também foi realizada pelo Instituto do Coração em São Paulo, uma em cada dez crianças do país está com o sangue repleto de gorduras ruins. O sedentarismo também contribui para o aumento do colesterol, excesso de peso e hipertensão. Segundo os cardiologistas, as crianças não deveriam ficar além de duas horas sem atividade física e atualmente ficam em média quatro horas ou de frente à TV, ao computador ou jogando videogame.

Os médicos alertam que é preciso incentivar os jovens e as crianças a ingerirem menos açúcar, gorduras saturadas e frituras, como manteiga, queijo amarelo, pizzas, embutidos e achocolatados. Um cardápio saudável deve conter carnes magras, cereais, linhaça, óleo de canola, farelo de aveia, mais legumes, verduras e frutas. E além, é claro, da prática de exercícios físicos.

Por Carolina Abranches do Programa BEM STAR

www.areadetreino.com.br

Professor dos dias 3, 4 e 5 de dezembro.


Renato















Este é o professor que irá acompanhá-los durante os dias, 3,4 e 5 (sexta, sábado e domingo).

Devido a pausa para repouso do professor Paulo Cesar.

O dinossauro da VIP.


















Parabéns Jorge pelos seus 10 anos de VIP.

Obrigado por fazer parte da nossa família.

Parceria de sucesso por 10 anos.












A VIP e a empresa GRAN SAPORE vêm caminhando juntas durante 10 anos.

Ambas com o mesmo objetivo, que é a qualidade de vida de seus colaboradores.

Essa pode ser uma ótima idéia para sua empresa também.


Conheça mais sobre a Gran Sapore no site: http://www.gransapore.com.br/

Fotos Super Biker VIP

Veja algumas fotos da aula de Super Biker VIP.







Prolongando seu retorno financeiro. - Completo

Prolongando seu retorno financeiro.

Vivemos em uma era marcada pela excelência na formação profissional; procuramos os melhores cursos, faculdades, pós-graduações e MBAs.

O intuito é um só: o SUCESSO. Somos movidos a resultados a reconhecimento, essa é a nova era e não há nada de errado nisso, exceto...

Como profissional da área da saúde passei por experiências tristes, vi carreiras brilhantes firmadas em detrimento à saúde se perderem pelo caminho. E na maioria das vezes quando os olhos se abriram já era tarde.

Muitos se esquecem de cuidar de si próprios e quando chegam ao auge profissional são abatidos pelo desleixo aos cuidados com a qualidade de vida. Não somos máquinas e mesmo que fôssemos, as máquinas também param...

Perspectivas em longo prazo devem ser alimentadas com preparação, busca constante e persistência; metas claras, objetivas e realistas, desta forma prevemos aonde chegaremos. Nosso corpo deve estar preparado em consonância para que seja suportável enfrentar essa longa jornada.

Atividade física e alimentação devem estar entre as ferramentas de suporte à saúde. Os pontos básicos são: fracionar as refeições, balancear proteínas, carboidratos e gordura, estabelecer a quantidade de calorias correta e principalmente procurar uma nutricionista. 80% do resultado deve-se à dieta.

Atividade física bem orientada e alimentação adequada proporcionam bem-estar físico, mental; disposição e melhor qualidade de vida.

O trabalho traz retorno e prazer quando somos apaixonados pelo que fazemos, mas por vezes é desgastante, estressante; vivemos momentos de pressão e dificuldades. Nesses momentos a atividade física tem um efeito mágico. A Endorfina causa sensação de bem estar e relaxamento.

A desculpa que mais ouço é: “não tenho tempo”. Lembrem-se nós fazemos nosso tempo, devemos nos organizar melhor a cada dia. Existem realmente fases difíceis que devemos conciliar: faculdade, trabalho, entre outras coisas. Mas é aí que são selecionados os melhores profissionais.

Com 2 horas por semana, já conseguimos operar milagres, obtemos resultados concretos e não é difícil, já que, nossa semana tem 168 horas.

Qual é a Válvula de escape, dentro da tribulação de um dia intenso de trabalho? Nada melhor que relaxar, mas melhor ainda é relaxar 100%.

Após uma atividade física conseguimos esse relaxamento, descarregamos todas nossas energias no momento dos exercícios e conseguimos voltar a um estado calmo e sereno, onde raciocinamos e racionalizamos melhor, encontrando muitas vezes soluções surpreendentes.

Atividade física duas vezes por semana funciona mesmo? Temos vários cases de sucesso com duas vezes por semana, basta ser sério com seus propósitos e perseguir suas metas. Não se boicotar e cumprir o programa pré-estabelecido com garra e afinco, de olho nos resultados futuros.

“Não tenho tempo mesmo, saio do trabalho e já vou para a faculdade, de onde só volto muito tarde”. Esse é o discurso de quem não se engaja em um programa de atividade física. Não se esqueça do que conversamos antes. Cuide da sua saúde com carinho para desfrutar no futuro tudo que plantou desde o começo da sua carreira.

Quando queremos, achamos importante, encontramos tempo! Se realmente for impossível acordar um pouco mais cedo ou realizar atividade depois da faculdade, organize-se e faça aos finais de semana, já é um começo.

Temos o hábito de querer fazer muito e pelas impossibilidades não fazemos nada. Comece com 2 vezes por semana. Garanto, verá resultados.

E durante a jornada de trabalho? Como posso fazer? A ginástica laboral está aí para ajudá-lo. Aproveite desse benefício que a empresa proporciona.

A Ginástica laboral traz vários benefícios, não se esqueça, nosso objetivo é prolongar sua disposição para o futuro, manter sua saúde estável.

Durante o trabalho, o nível de concentração diminui à medida que a fadiga se instala; paradas rápidas proporcionam um restabelecimento dos níveis de concentração e raciocínio, desde que não sejam prolongadas.

Com a ginástica laboral você tem esse benefício, ao parar você se restabelece e quando retorna a sua atividade sua produtividade aumenta, além de outros benefícios para o seu aparelho locomotor.

A modernidade, a repetição gestual e a tecnologia trouxeram patologias relacionadas ao trabalho. Conhecidas como: tendinites, bursites, lombalgias.

Essas patologias comprometem o futuro profissional do colaborador, muitas vezes impedindo que um sonho se realize e que um talento desponte.

A ginástica laboral compensatória e de pausa proporciona um fator preventivo a essas patologias, compensando estruturas que foram hipersolicitadas em uma atividade, impedindo que se degenerem e inflamem.

Esse efeito da ginástica laboral é direto e temos vários casos de sucesso, onde com a ginástica conseguimos reduzir dores e patologias.

Fazemos higiene corporal diária: escovar os dentes, tomar banho, entre outras. Exercitar o corpo também faz parte dessa higiene, mas podemos dizer que é uma higiene interna, na qual colocamos “a casa em ordem”.

Alongamos os músculos para que sejam mais complacentes aos nossos movimentos, fortalecemo-los para que suportem o dia-a-dia com mais vigor.

Resumidamente preparamos todo nosso aparelho locomotor para as olimpíadas que é viver bem e com saúde, apresentando uma excelente qualidade de vida, “esbanjando” energia. Com certeza: “Corpo são, mente sã”.

Quem não tem tempo para cuidar da saúde terá ainda menos tempo para cuidar dos negócios. Pense nisso. Cuide-se!

By Dr. Eduardo Ayub Lopes