Imunidade X Intestino
Dentro do sistema de defesa natural do organismo, temos o trato gastrointestinal como uma das armas contra os patógenos e / ou substâncias causadoras de doenças e / ou alergias. O intestino não é apenas um órgão responsável pela digestão de alimentos, mas também produz hormônios, além de sua função motora, nervosa e imune, todas colaborando para estabelecer uma linha de defesa contra agressões externas. No intestino, temos três linhas de defesa: a microflora intestinal, a mucosa intestinal e o sistema imune intestinal. Vamos abordar hoje a microflora intestinal, que é composta de 400 espécies de bactérias, algumas benéficas, que podem colaborar para evitar doenças e outras potencialmente patogênicas ( que podem favorecer doenças ).
Para colaborar na imunidade é importante que colonizemos nosso intestino com as chamadas bactérias boas, que desta forma criam uma barreira protetora e impedem o crescimento das chamadas ruins ( ou patogênicas ), utilizando alimentos que favoreçam o crescimento destas bactérias, chamados alimentos pre-bióticos ou consumindo os alimentos que já apresentam as boas, os chamados pro-bióticos.
Dentro dos alimentos pre-bióticos podemos destacar as fibras solúveis, presentes em cereais como aveia, frutas e feijões, já os pro-bióticos podem ser encontrados nos leites fermentados, iogurtes especiais ( contendo estas bactérias boas como os lactobacillus, bifidobacterium, etc.. ), além de suplementos contendo estas bactérias. Portanto os atletas devem fazer da sua alimentação também uma fonte destas bactérias boas, pois desta forma também estarão colaborando com a imunidade evitando doenças inoportunas, que podem interferir com a regularidade nos treinamentos, afetando o desempenho físico.
Maria Lígia de Azevedo Valim Gobbo
Nutricionista – CRN 3 – 1914
Telefone: 019 / 3289-9832
e-mail : ligiavalim@globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário