segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Postura: Uma prevenção

Postura: uma prevenção

Correção postural, reeducação postural e outra infinidade de nomes dados as técnicas ou ao ato de reorganizar o alinhamento das articulações e ossos do aparelho locomotor. Está em alta esse tema, visto que muitos indivíduos hoje procuram por qualidade de vida.

Estão implícitos na busca da qualidade de vida os cuidados com a postura, pois alterações posturais trazem implicações futuras desagradáveis, como: dores, perdas funcionais, hérnias, fraturas por stress, artrose, entre outras.

A postura é algo que nos acompanha no dia-a-dia, desde a forma como sentamos no carro, no trabalho ou no sofá da sala para assistir TV, até a forma como nos portamos em atividades dinâmicas como correr, caminhar, fazer musculação ou qualquer outra atividade.

Para cuidar da postura inicialmente deve ser realizada uma minuciosa avaliação postural, na qual são observados todos os ajustes do aparelho locomotor, além de detalhes como o a articulação têmporo mandibular (ATM), a funcionalidade dos músculos dos óculos-motores.

A resposta muscular é rápida frente aos alongamentos propostos em um tratamento postural, o demorado são os ajustes no sistema nervoso central, nas áreas responsáveis pelo reconhecimento do corpo, da consciência corporal e do esquema corporal.

Quando o ajuste neurológico não é feito o ganho postural se perde rapidamente, o mais importante no tratamento é a mudança deste drive neurológico postural, neste momento comunicamos ao no sistema que houve uma mudança de padrão postural, e ele deve se adaptar.

Basicamente as posições ou posturas utilizadas no tratamento postural, são baseadas em posições de alongamento, tornando os músculos encurtados ou retraídos, mais alongados, e os movimentos mais amplos e flexíveis.

Com os músculos mais alongados é possível manter uma postura adequada, por isso não adianta muito aquela consagrada frase da mamãe: “arruma as costas”, pois você pode até arrumá-la conscientemente, mas após alguns minutos os músculos encurtados e o seu drive postural (esquema corporal), colocam-o na velha posição.

Com a postura organizada, é possível sentar, trabalhar, estudar, sempre em uma boa posição. Recomendo além de um trabalho postural, o acompanhamento de um treinamento físico com pesos, e também o hábito de alongar-se todos os dias.

Cuide da sua postura e previna seu aparelho locomotor de problemas futuros.

Dr. Eduardo Ayub Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário