terça-feira, 21 de setembro de 2010

OVO: BENÉFICO OU MALÉFICO?

OVO:BENÉFICO OU MALÉFICO?

Ovo : benéfico ou maléfico ?

A alguns anos atrás, os ovos eram considerados vilões devido seu alto teor de colesterol, eles eram restritos para indivíduos que apresentavam excesso de colesterol sanguíneo, problemas cardiovasculares em geral e diabéticos.

Após muitos estudos, verificou-se que a taxa de colesterol não sofria influencia do consumo de ovos, mas sim do grande consumo de gorduras saturadas da dieta, substância esta que os ovos apresentam em baixa quantidade, mas que é encontrada em grande quantidade em alimentos como carnes vermelhas, pele de frango, leite integral, queijos, embutidos, além da já conhecida gordura trans ou gordura vegetal hidrogenada, que foi desenvolvida pela indústria de alimentos a partir de óleos vegetais, mas que após várias pesquisas, tem sido relacionada com várias doenças crônicas.

Os Ovos apresentam várias características que o tornam um alimento fundamental na saúde do ser humano! Contém as chamadas gorduras boas, denominadas de monoinsaturadas e poli-insaturadas, além de colina, substância que colabora na prevenção de Mal de Parkinson de acordo com pesquisas recentes e também indiretamente pode colaborar na redução de colesterol, pela sua ação na redução de homocisteína.

Também apresentam proteínas de alta qualidade que proporcionam saciedade, colaborando no controle de peso, na manutenção da massa magra e prevenção da degeneração macular, doença responsável por casos de cegueira na terceira idade, pela presença de luteína e zeaxantina.

Além disso, os ovos apresentam também substâncias antioxidantes como vitaminas e minerais. Por isso, incluam ovos em sua dieta, eles podem colaborar na saúde e melhora na qualidade de vida das pessoas.

Maria Lígia de Azevedo Valim Gobbo
Nutricionista – CRN 3 – 1914
Telefone: 019 / 3289-9832
e-mail :
ligiavalim@globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário