terça-feira, 30 de novembro de 2010

Você sabia que os Vips fazem uma prova trimestralmente?

Conheça quem teve a melhor nota na 1° prova de 2010.


Paulo Cesar

VIP - Indaiá.

Está para inaugurar a primeira sede da VIPFISIOPERSONAL. (VIP-Indaiá)

O responsável por isso é o integrante da família VIP, Paulo Bueno (Paulinho).

Aguardem.....














Responsável pela VIP-Indaiá

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

1º lugar em presenças de janeiro até outubro de 2010.

1º lugar em presenças de janeiro até outubro de 2010.


Certificado de 1° Lugar em presenças.
Clique na Imagem para visualizar melhor.





VIP HOME - A VIP na Sua Casa


Clique na imagem para visualizar melhor

Reeducação postural e o esporte de rendimento.

Reeducação postural e o esporte de rendimento.

Dois temas aparentemente distintos, mas nós aqui na VIPFISIOPERSONAL, Campinas/SP e Indaiatuba/SP, unimos o trabalho postural ao esporte de alto rendimento há muito tempo, mais especificamente há 15 anos.

Esse tema é controverso e geralmente gera discussão mesmo. Vamos ao ponto das divergências:

1) Atleta de alto nível sofre de algumas alterações posturais devido ao gesto desportivo.

2) A reeducação postural consumiria um tempo precioso da preparação do atleta.

3) As alterações posturais são causadas pelo gesto desportivo, que é praticado várias vezes por semana. Será que a reeducação postural consegue revertê-las?

Vamos aos fatos, a repetição de gestos desportivos realmente causam alterações posturais em alguns casos específicos; esportes unilaterais, esportes que causam posicionamento excessivo, ou exigem movimentos repetitivos em flexão ou em extensão.

A reeducação postural demanda um tempo, que poderia estar sendo usado para a preparação do atleta, mas esse tempo deve ser encarado também como preparação física, pois os benefícios que trará serão importantíssimos na performance.

Há atletas que treinam 20-30 horas semanais ou até mais, e a dúvida relacionada à eficácia da reeducação postural é pertinente, mas o que vemos na prática são respostas positivas, com melhora no desempenho, remissão de patologias e de quadros álgicos e a satisfação do atleta.

Mas também há alguns casos em que o profissional não consegue uma boa resposta postural, muitas vezes devido à fase do treinamento, mas nesses casos devemos ter outro pensamento, que é não deixar o quadro se agravar ainda mais, o que já é de grande valia. Num segundo momento, quando esse atleta estiver em uma fase de transição, podemos dar mais atenção a essas necessidades posturais e deixar os treinos mais brandos.

Qual é o real benefício da reeducação postural?

Podemos ver essa questão de duas formas:

1) Otimização do desempenho.

2) Prevenção de lesões.

Na primeira situação temos vários casos de melhora de desempenho, como por exemplo com a atleta Maraline Pardin, que pratica luta de braço e é acompanhada pela Equipe há mais de 8 anos. E é um dos casos mais complexos que passou por aqui.

Quando ela nos procurou, tinha lesões no membro superior (cotovelo, punho, mãos e dedos), fizemos toda a reabilitação dessa atleta pautada pela reeducação postural, o que resultou em melhora de desempenho e ela permanece todos esses anos sem lesões.

É simples o raciocínio, apesar do processo de reabilitação ser complexo.

Os músculos encurtados exigem um esforço extra do seu antagonista.

O músculo que contrai contra a ação de um antagonista encurtado terá sempre que vencer todas as condições impostas pelo desporto, somado à força exigida para executar o movimento contra a resistência do encurtamento do opositor. Essa condição gera exaustão precoce.

Quando esses músculos encurtados são tratados, promovem um grande benefício aos antagonistas, que têm seus movimentos liberados.

Na segunda situação, temos um raciocínio holístico, pois temos que pensar nas cadeias musculares e suas conexões. Estamos falando então de comprometimento generalizado, ou seja, afeta toda uma cadeia muscular.

Alterações posturais posicionam as articulações de forma anti-fisiológica, comprimindo alguns compartimentos articulares e tracionando os compartimentos opostos.

As articulações quando trabalham com regime de compressão, sofrem desgaste prematuro, conhecido também como artrose que é uma doença degenerativa. Como o nome mesmo diz, degenera, e o alvo são as cartilagens que revestem as articulações.

Os pontos que trabalham em regime de tração promovem um “afrouxamento” dos ligamentos, o que futuramente pode culminar em uma lesão ligamentar; um bom exemplo é o joelho com hiperextensão, e nesse caso o ligamento que está sendo tracionado é o famoso ligamento cruzado anterior.

Concluindo, podemos implementar um trabalho postural visando não só a prevenção de lesões, mas também a melhora da performance.

Dr. Eduardo Ayub Lopes.

Diretor da VIPFISIOPERSONAL.

Fisioterapeuta Esportivo.

Educador físico especialista em fisiologia do exercício e biomecânica.

www.vipfisiopersonal.com.br

www.totalmuscularstretching.com.br

eduardoalopes@vipfisiopersonal.com.br

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Postura: Uma prevenção

Postura: uma prevenção

Correção postural, reeducação postural e outra infinidade de nomes dados as técnicas ou ao ato de reorganizar o alinhamento das articulações e ossos do aparelho locomotor. Está em alta esse tema, visto que muitos indivíduos hoje procuram por qualidade de vida.

Estão implícitos na busca da qualidade de vida os cuidados com a postura, pois alterações posturais trazem implicações futuras desagradáveis, como: dores, perdas funcionais, hérnias, fraturas por stress, artrose, entre outras.

A postura é algo que nos acompanha no dia-a-dia, desde a forma como sentamos no carro, no trabalho ou no sofá da sala para assistir TV, até a forma como nos portamos em atividades dinâmicas como correr, caminhar, fazer musculação ou qualquer outra atividade.

Para cuidar da postura inicialmente deve ser realizada uma minuciosa avaliação postural, na qual são observados todos os ajustes do aparelho locomotor, além de detalhes como o a articulação têmporo mandibular (ATM), a funcionalidade dos músculos dos óculos-motores.

A resposta muscular é rápida frente aos alongamentos propostos em um tratamento postural, o demorado são os ajustes no sistema nervoso central, nas áreas responsáveis pelo reconhecimento do corpo, da consciência corporal e do esquema corporal.

Quando o ajuste neurológico não é feito o ganho postural se perde rapidamente, o mais importante no tratamento é a mudança deste drive neurológico postural, neste momento comunicamos ao no sistema que houve uma mudança de padrão postural, e ele deve se adaptar.

Basicamente as posições ou posturas utilizadas no tratamento postural, são baseadas em posições de alongamento, tornando os músculos encurtados ou retraídos, mais alongados, e os movimentos mais amplos e flexíveis.

Com os músculos mais alongados é possível manter uma postura adequada, por isso não adianta muito aquela consagrada frase da mamãe: “arruma as costas”, pois você pode até arrumá-la conscientemente, mas após alguns minutos os músculos encurtados e o seu drive postural (esquema corporal), colocam-o na velha posição.

Com a postura organizada, é possível sentar, trabalhar, estudar, sempre em uma boa posição. Recomendo além de um trabalho postural, o acompanhamento de um treinamento físico com pesos, e também o hábito de alongar-se todos os dias.

Cuide da sua postura e previna seu aparelho locomotor de problemas futuros.

Dr. Eduardo Ayub Lopes.

Prolongando seu retorno financeiro 8.

Prolongando seu retorno financeiro 8.

Fazemos higiene corporal diária: escovar os dentes, tomar banho, entre outras. Exercitar o corpo também faz parte dessa higiene, mas podemos dizer que é uma higiene interna, na qual colocamos “a casa em ordem”.

Alongamos os músculos para que sejam mais complacentes aos nossos movimentos, fortalecemo-los para que suportem o dia-a-dia com mais vigor.

Resumidamente preparamos todo nosso aparelho locomotor para as olimpíadas que é viver bem e com saúde, apresentando uma excelente qualidade de vida, “esbanjando” energia. Com certeza: “Corpo são, mente sã”.

Quem não tem tempo para cuidar da saúde terá ainda menos tempo para cuidar dos negócios. Pense nisso. Cuide-se!

By Dr. Eduardo Ayub Lopes

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Café da Semana.

Clique na imagem para visualizar melhor


Clique na imagem para visualizar melhor

Vigilância postural – parte 1.

Vigilância postural – parte 1.

Vigilância todas as situações.

Cuidando dos trapézios.

Após algumas horas ou até alguns minutos de trabalho suas articulações reclamam?

Você sente dores com a sensação de peso em alguma região?

Já teve a sensação de queimação?

Esses sintomas acima são comuns ao trabalhar ou estudar. Após ficar por algum tempo sentado. Devemos lembrar: “na posição sentada temos 40% mais de carga na coluna”.

Os pontos alvos de dores e incômodos são: região dos trapézios, cervical, lombar, sacro ilíaca e torácica.

A região do trapézio localiza-se entre os ombros e as orelhas. Essa área fica tensa quando o indivíduo está passando por algum estresse, ou também quando por uma postura inadequada é mantida. O exemplo mais comum é quando a cadeira utilizada não tem apoio para os braços. Desta forma os braços ficam “pendurados”, exigindo que os trapézios sejam acionados para estabilizar a região.

Dores na região do trapézio podem refletir na cabeça, devido à inserção deste músculo, na região posterior do Crânio. Desenvolve-se por vezes enxaqueca crônica.






Imagem retirada do site: http://saber.sapo.ao/w/thumb.php?f=Trapezius.png&w=250


By Dr. Eduardo Ayub Lopes

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Fotos da festa de 10 anos da VIPFISIOPERSONAL.

Veja algumas fotos da Festa de 10 anos.






Festa 10 anos VIP - Depoimentos

Festa VIP 10 anos.

Du !!!

PARABÉNS !!!!!!!!!!!!!!!

Desejo tudo de melhor para sua vida...que seus caminhos sejam sempre de muita força, garra, alegrias e grandes realizações ...pois você é uma das poucas pessoas transparentes que conheço q correram atrás e alcançaram seus objetivos, fazendo sempre uso da honestidade e sabedoria, buscando, aprendendo e atendendo verdadeiramente as necessidades de sua clientela.

Que você complete + 10...+10...+10...+10..., sempre com muito sucesso !

Fica com Deus

Beijão

Lucila.

Fala Dr. Eduardo. Como vai a vida?

Parabéns pela vitória, por mais este aniversário da empresa!

Você é muito esforçado e merece o melhor.

Abração.

Marcelo.

Querido colega Eduardo!

Obrigada pelo convite e quero parabenizá-lo pelo excelente profissional e grande empreendedor que você é.

Fico muito feliz em poder acompanhar o teu sucesso!!

Grande abraço, boa festa!!

Ivana Rangel

Eduardo querido, parabéns pelos 10 anos da VIP e, também, por todo o marketing de primeira q tem feito! ontem recebi o telefonema me convidando pelo dia 10, quarta feira.
Se eu estiver por aqui, com prazer passarei para dar-lhe um abraço! Mas, fique sabendo, que estarei sempre torcendo por você e pela VIP! De coração!
DEUS abençoe todos seus propósitos e empreendimentos! Coloque-o sempre à frente q tudo dará sempre certo!
A amiga de sempre, Salete!

Parabéns, Eduardo! Que a VIP continue sempre com muito sucesso, empreendimentos e sendo essa força a todos que se envolvem com ela!
Toda a amizade e torcida da sempre amiga Salete! Que Deus continue a iluminar todos os seus passos!

Salete

Olá Edu,

Parabéns pelos 10 anos! Quando se diz "não é sempre que comemoramos 10
anos!" devemos ler nas entrelinhas: não é em todo lugar que se encontra
competência pra criar um negócio que se sustenta por 10 anos...

Parabéns pela sua competência!

Grande abraço,

Rafael Honorato

Perda de Peso x Verão

PERDA DE PESO X VERÃO

Perda de Peso x Verão

Com a proximidade do verão, as pessoas começam a se preocupar com a “boa forma”, abusando na prática de exercícios, sem um preparo específico e fazendo dietas “malucas” que prometem perda de peso rápida, afetando a saúde em geral, seja desenvolvendo lesões pela prática inadequada de exercícios, seja causando queda na imunidade entre outras coisas por uma alimentação indevida. O ideal seria que as pessoas se preocupassem com isto o ano todo, com certeza os resultados seriam mais duradouros e fariam menos mal à saúde...

Aí vão 10 dicas de alimentação, que não são tão radicais, mas que funcionam, sem a promessa de perda de 5 kg em 1 semana, mas que ajudarão a perder 2 kg / mês, sem prejudicar a saúde e favorecendo resultados mais duradouros.

1- Nunca fique além de 4 horas sem se alimentar;

2- Prefira frutas associadas a iogurtes ent re as refeições principais , podendo variar com queijos magros e frutas secas, mas não se esqueça, as frutas também são calóricas, portanto não exagere nas porções !

3- Evite alimentos gordurosos em geral, como as frituras de imersão ( bolinhos, preparações à milanesa, salgadinhos em geral ), além de carnes gordas, prefira aves e peixes ou carnes bovinas mais magras, como patinho, lagarto, além de reduzir o acréscimo de óleo em todas as preparações;

4- Faça uso de laticínios desnatados, além de menos calóricos, reduz-se o consumo de gorduras saturadas, que fazem mal à saúde;

5- Evite o açúcar refinado e reduza o consumo de doces em geral, restrinja-os para 1 ou 2 x / semana e sempre após refeições;

6- Corte os refrigerantes, mesmo que diet e light, nada acrescentam à saúde, opte por chás e água de coco, que ajudam a hidratar e são bem menos calóricos;

7- Mastigue bem e coma devagar, vai comer menos e se sentirá mais saciado!

8- Evite ao máximo as bebidas alcoólicas, são calóricas e contribuem muito para o ganho de peso!

9- Reduza as porções nas refeições principais (café, almoço, jantar ), desta forma conseguirá fazer os lanches nos intervalos e comerá menores porções/ vez !

10- Aumente o consumo de fibras na dieta, coma pratos de saladas de folhas antes dos pratos quentes e prefira cereais integrais, vão lhe dar mais saciedade e ajudam no funcionamento do intestino !


Maria Lígia de Azevedo Valim Gobbo
Nutricionista – CRN 3 – 1914
Telefone: 019 / 3289-9832 , e-mail : ligiavalim@globo.com

Prolongando seu retorno financeiro 7.

Prolongando seu retorno financeiro 7.

A modernidade, a repetição gestual e a tecnologia trouxeram patologias relacionadas ao trabalho. Conhecidas como: tendinites, bursites, lombalgias.

Essas patologias comprometem o futuro profissional do colaborador, muitas vezes impedindo que um sonho se realize e que um talento desponte.

A ginástica laboral compensatória e de pausa proporciona um fator preventivo a essas patologias, compensando estruturas que foram hipersolicitadas em uma atividade, impedindo que se degenerem e inflamem.

Esse efeito da ginástica laboral é direto e temos vários casos de sucesso, onde com a ginástica conseguimos reduzir dores e patologias.

By Dr. Eduardo Ayub Lopes

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Veja a aluna com maior frequencia no mês de OUTUBRO de 2010.

Veja a aluna com maior frequencia no mês de OUTUBRO de 2010.

TERESA VALLINI com 13 presenças.
Clique na imagem para visualizar melhor.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Aniversariantes de novembro.

Clique na imagem para visualizar melhor.

Clique na imagem para visualizar melhor.

Prolongando seu retorno financeiro 6.

Prolongando seu retorno financeiro 6.

E durante a jornada de trabalho? Como posso fazer? A ginástica laboral está aí para ajudá-lo. Aproveite desse benefício que a empresa proporciona.

A Ginástica laboral traz vários benefícios, não se esqueça, nosso objetivo é prolongar sua disposição para o futuro, manter sua saúde estável.

Durante o trabalho, o nível de concentração diminui à medida que a fadiga se instala; paradas rápidas proporcionam um restabelecimento dos níveis de concentração e raciocínio, desde que não sejam prolongadas.

Com a ginástica laboral você tem esse benefício, ao parar você se restabelece e quando retorna a sua atividade sua produtividade aumenta, além de outros benefícios para o seu aparelho locomotor.



By Dr. Eduardo Ayub Lopes

O que é emagrecer?

Emagrecimento.

Emagrecer é resultado de um balanço negativo na quantidade de calorias!! Por isso Atividade física e hábitos alimentares são fundamentais.

O que é emagrecer? Perder peso na balança? Então vale tudo? Até perder massa muscular, água, glicogênio? Na verdade emagrecer tem a ver com % de gordura.

Dica para emagrecimento:

A) Reeducação alimentar (80% do resultado).

B) Vida ativa + atividade física (20% do resultado).

  1. Com relação à alimentação é importante balancear a % de carboidratos, proteínas e gordura, além de evitar doces e frituras.

  1. O metabolismo basal pode ser acelerado aumentando a massa muscular e procurando alimentar-se a cada 3 horas.

  1. De certa forma é simples. É uma balança, quanto você consome e gasta de calorias. O gasto vem do metabolismo basal e das atividades diárias.

  1. Mas é difícil ter resultados quando o aluno faz atividade física, independente do volume (freqüência semanal), e não regula sua alimentação.

  1. É possível conseguir resultados na composição corporal (emagrecimento), só fazendo uma alimentação balanceada.

  1. Acredito que 80% do resultado vêm da alimentação balanceada, e 20% vem da atividade física.

  1. Portanto, o aluno contribui para o resultado quando além de levar a sério os treinamentos, compromete-se com uma reeducação alimentar.

Na VIP Cambuí trabalhamos com nutricionistas e deixamos esses ajustes finos para elas produzirem, se precisar de uma indicação, procure-nos.

By Dr. Eduardo Ayub Lopes.