terça-feira, 26 de outubro de 2010

Fases da vida e o fato de engordar.

Quando engordar é ainda pior?

Ainda no tema emagrecimento, vamos entender quais são as piores fases da vida para engordar. E o porquê.

Inicialmente as fases piores são: enquanto feto, na primeira infância e na adolescência.

O curioso disto tudo é que não temos muito controle sobre as duas primeiras fases, ou seja, "comemos" o que nos é dado.

Enquanto feto seremos espelho da alimentação da mãe. Já na primeira infância comeremos quando for oferecido.

Normalmente as mães acalmam as crianças com mamadeira. Disso tiramos duas conseqüências:

1) As crianças irão ingerir mais calorias que o normal, pois nem sempre comerão por necessidade, e sim pela exposição.

2) Criará o hábito de recorrer à comida sempre que estiverem com problemas, pois as mães oferecem alimento quando as crianças estão em situações desconfortáveis, chorando.

E a adolescência, uma fase conturbada, na qual os costumes tentem desandar. Apelar pelo excesso de alimentos. Ainda mais se foi um hábito da infância.

O que ocorre nessas fases? Porque é pior engordar nessas fases? Há uma hiperplasia das células gordurosas, ou seja, aumentam em quantidade. O que dificultará o emagrecimento.

Normalmente nas outras fases ocorre um aumento no tamanho das células gordurosas quando ingerimos mais calorias que gastamos. Nas fases descritas acima o processo é diferente.

O maior número de células predispõe os indivíduos a engordarem mais facilmente, pois têm maior capacidade de estocagem de lipídios.

Engordar ou exagerar na alimentação nunca é bom, mas nessas fases o cuidado deve ser redobrado. Bibliografia: Histologia do HAM

By Dr. Eduardo Ayub Lopes.

OBESIDADE X ESTILO DE VIDA

OBESIDADE X ESTILO DE VIDA

Obesidade X Estilo de Vida

Pesquisas recentes do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) revelam que quase metade da população brasileira adulta acima de 20 anos está acima do peso, são números alarmantes !!!!! Também entre os jovens estes dados são preocupantes, independentemente se meninos ou meninas, o excesso de peso também está elevado, na faixa de 20 %, que são dados semelhantes a de outros países desenvolvidos ou em desenvolvimento .

Colaborando para este aumento temos o estilo de vida como o grande determinante desta tendência nas últimas décadas. A industrialização e automatização, que vieram para ajudar ao mesmo tempo favoreceram um maior sedentarismo!

Desde eletrodomésticos, carros com direção hidráulica e vidro elétrico e agora computador de bordo, brinquedos eletrônicos, enfim a lei do mínimo esforço, além disso, culturalmente não temos o hábito de caminharmos ou irmos de bicicleta para o trabalho, até por que a incidência de atropelamentos seria ainda maior....precisam haver políticas públicas que eduquem as pessoas a respeitarem os ciclistas e caminhantes, além de melhorias nas calçadas e ruas, favorecendo esta prática !

Frequentar uma academia para se exercitar ou participar de outras atividades físicas, torna-se quase uma obrigação diária, já que não temos mais na rotina diária um gasto energético significativo, sentados o dia todo no trabalho na frente de um computador, na frente das TVs em casa, colaborando para o acúmulo de gordura corporal! Somado a isso, temos o consumo de “fast foods” no dia-a-dia, alimentos com alto valor calórico e pobre em vitaminas e minerais, que em longo prazo colaboram não só para o ganho de peso, mas favorecem doenças carenciais como anemias, hipovitaminoses, etc... !

A partir deste quadro, nutricionistas e educadores físicos têm o importante papel de colaborar no sentido de tentar mudar esta tendência para os próximos anos. Esperamos que nossos próximos governantes despertem para este fato e inclua m em seus planos de governo, projetos que colaborem para a redução destas taxas alarmantes nas próximas décadas !!!!



Maria Lígia de Azevedo Valim Gobbo
Nutricionista – CRN 3 – 1914
Telefone: 019 / 3289-9832
e-mail : ligiavalim@globo.com

Dia do Dentista. - 25 de outubro de 2010.


A Equipe VIPFISIOPERSONAL, parabeniza a todos os dentistas pelo seu dia.

Super Biker VIP.

Clique na imagem para visualizar melhor.


Clique na imagem para visualizar melhor.

Cuide da medida da sua cintura. - Parte 2.


Clique na imagem para visualizar melhor

Cuide da medida da sua cintura. - Parte 1.

Clique na imagem para visualizar melhor

Prolongando seu retorno financeiro 5.

Prolongando seu retorno financeiro 5.

“Não tenho tempo mesmo, saio do trabalho e já vou para a faculdade, de onde só volto muito tarde”. Esse é o discurso de quem não se engaja em um programa de atividade física. Não se esqueça do que conversamos antes. Cuide da sua saúde com carinho para desfrutar no futuro tudo que plantou desde o começo da sua carreira.

Quando queremos, achamos importante, encontramos tempo! Se realmente for impossível acordar um pouco mais cedo ou realizar atividade depois da faculdade, organize-se e faça aos finais de semana, já é um começo.

Temos o hábito de querer fazer muito e pelas impossibilidades não fazemos nada. Comece com 2 vezes por semana. Garanto, verá resultados.

By Dr. Eduardo Ayub Lopes.

domingo, 17 de outubro de 2010

A famosa Hérnia de disco.

A famosa Hérnia de disco.

O que é Hérnia de disco?

Hérnia de disco é uma patologia da coluna, caracterizada por uma degeneração do disco e extrusão do conteúdo interno do disco.

Como é composto o Disco?

O disco intervertebral é composto por um núcleo gelatinoso (Pulposo) e os anéis que circundam o núcleo, limitam e protegem-no.

Quais são as conseqüências da hérnia de disco?

O núcleo extravasa através dos anéis degenerados e rotos, esse núcleo fica extruso e comprime estruturas sensíveis que produzem dor, como: raízes dos nervos e ligamentos.

O que causa a dor?

Tem três causas: a primeira é a compressão que foi citada acima, o segundo é a própria doença discal, caracterizada pela diminuição de espaço intervertebral e a desidratação. E em terceiro, mas não menos importante tem a própria inflamação tecidual que diminui o PH e causa irritação das terminações nervosas.

O que diz um estudo estatístico sobre hérnia e patologias da coluna?

70% da população brasileira com mais de 40 anos é portadora de alguma patologia na coluna, segundo estudos realizados na Escola Paulista de Medicina. E que cerca de 40% dos casos acima possui hérnia de disco.

Quais são os fatores causadores da Hérnia de disco?

Há uma infinidade de fatores, mas entre todos considero alguns principais como: obesidade, fatores laborais e esportivos; e manutenção postural prolongada.

Quais são os sintomas de uma Hérnia de disco?

Dor é uma característica importante, que pode ser localizada na coluna ou com irradiação para os membros, chegando até as extremidades. Alteração da sensibilidade também é uma das características, com sensação de queimação, agulhadas ou adormecimento.

Quando a opção é o tratamento cirúrgico?

Optar pelo tratamento cirúrgico deve ser algo muito bem pensado e elaborado, além de ser tudo muito bem explicado ao paciente, pois é uma cirurgia que traz conseqüências futuras como um bloqueio articular vertebral futuro em alguns casos.

Mas há casos em que o tratamento cirúrgico é a única opção, como: casos de urgência, nos quais se encontra alteração de sensibilidade nos órgãos genitais, perda de controle do esfíncter, dificuldade de urinar.

Há também alguns casos crônicos os quais as dores persistem por muitos meses de forma insuportável afetando a qualidade de vida do individuo.

E os casos de perda funcional, ou seja, perda de força nos membros superiores ou inferiores.

Fazer ou não atividade física?

Atividade física com certeza tem vários benefícios nessa situação, como: perda de peso, equilíbrio do PH tecidual, principalmente nos exercícios aeróbio.

Mas devemos estar atentos aos exercícios com impacto, pois esses podem exacerbar os sintomas. E alguns posicionamentos inadequados com excesso de extensão ou flexão da coluna, assim como movimentos de rotação extrema e brusca.

O que a estatística diz dos tratamentos?

Dores irradiadas para os membros inferiores melhoram com tratamento conservador em 10 a 30 dias em 75% dos casos, trabalho publicado por Hakelius em 1970. (Sizínio Hebert – Ortopedia e traumatologia, 1998).

O que acontece com a hérnia durante o tratamento?

É impossível colocar o disco novamente no lugar, o que o tratamento proporciona é um alivio do quadro álgico no período agudo, melhorando a qualidade de vida e num segundo momento a hérnia desaparecerá segundo mostra o trabalho abaixo.

Segundo SAAL e colaboradores, 1990, o organismo tem a capacidade de reabsorver fragmentos de hérnias extrusas. Por isso deve insistir no tratamento conservador por 6 a 8 semanas antes de optar pelo cirúrgico.


By Dr. Eduardo Ayub Lopes

Não destrua sua coluna vertebral.

Não destrua sua coluna vertebral.

Quando a carga na coluna é desnecessária!!!

Os exercícios em geral transmitem carga em forma de força para a coluna, isso é normal, e até saudável em doses adequadas e controladas, pois a carga proporciona aumento da massa óssea e muscular, causa hipertrofia dos ligamentos e cápsula, além de reforçar a cartilagem articular, ou seja, proporciona maior consolidação das articulações da coluna, prevenindo de problemas futuros.

Mas há alguns exercícios que são desnecessários, pois a carga promovida só leva a compressão intervertebral, incentivando a desidratação discal e a degeneração, uma forma bem comum praticada são os exercícios realizados na posição sentada.

Digo desnecessária porque essa carga não agrega nenhum valor, não há incrementos positivos, somente repercussões maléficas.

Segundo estudos Nachemson, que introduziu uma agulha com sensor de carga no disco intervertebral, o fato de sentar aumenta a carga na coluna em 40%, não importa o que você esteja fazendo: dirigindo, estudando, trabalhando, enfim a carga será aumentada na coluna.

No momento da execução dos exercícios a regra se mantém, então, quando realizados na posição sentada com carga axial aumentam a carga na coluna em 40% - Exemplo - Desenvolvimento, elevação lateral, rosca, elevação de ombros entre tantos... esses exercícios são exemplos que devem ser realizado em pé. (Nachemson estudou o aumento de carga na coluna na posição sentado em 1976).

Quando cito 40%, devemos somar o peso corporal mais o incremento de peso utilizado no exercício e então adicionar os 40% suplementar de sobrecarga.

Que fique bem claro, a questão citada acima vale somente para exercícios que tem carga axial, ou seja, carga no sentido de compressão da coluna vertebral, proporcionado pela ação da gravidade. Para ficar mais claro são os exercícios que o peso utilizado no movimento tem sentido para baixo, em direção ao solo.

Alguns praticantes reclamam por não terem equilíbrio para fazê-los na posição ortostática (em pé), mas essa é mais uma adaptação, estabelecer uma capacidade de suportar pesos com o tronco estabilizado, o que irá prevenir lesões futuras, visto que muitas vezes as pessoas “travam a coluna”, ou seja, sofrem espasmos musculares, carregando pesos, como tirar objetos do maleiro ou do porta-malas do carro.

Com a estabilização necessária na coluna isso é minimizado.


By Dr. Eduardo Ayub Lopes.

sábado, 16 de outubro de 2010

Super Escalada VIP.

Clique na imagem para visualizar melhor

Clique na imagem para visualizar melhor

Prolongando seu retorno financeiro parte 4.

Prolongando seu retorno financeiro parte 4.

Qual é a Válvula de escape, dentro da tribulação de um dia intenso de trabalho? Nada melhor que relaxar, mas melhor ainda é relaxar 100%.

Após uma atividade física conseguimos esse relaxamento, descarregamos todas nossas energias no momento dos exercícios e conseguimos voltar a um estado calmo e sereno, onde raciocinamos e racionalizamos melhor, encontrando muitas vezes soluções surpreendentes.

Atividade física duas vezes por semana funciona mesmo? Temos vários cases de sucesso com duas vezes por semana, basta ser sério com seus propósitos e perseguir suas metas. Não se boicotar e cumprir o programa pré-estabelecido com garra e afinco, de olho nos resultados futuros.



By Dr. Eduardo Ayub Lopes

Circunferência Abdominal

Clique na imagem para visualizar melhor






segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Chegue bem na Integração 2011.

Chegue bem na Integração 2011.

Temos praticamente 1 ano para a corrida integração de 2011, tempo mais do que suficiente para você chegar lá em alta performance. Nós da VIP Cambuí estamos à sua disposição para elaborar o seu treino para que isso aconteça.

O hábito de se programar antecipadamente não é praticado normalmente em nossas vidas, mas pensando em performance não há outra forma, os Russos falam em preparação física de anos.
Uma boa seqüência para ser iniciada agora é:

1)Treino de resistência de força, treinos de caminhada e/ou corrida na esteira, muito alongamento postural e exercícios preventivos de lesões.

2)Treino de força, treinos intervalados na esteira, alongamentos posturais avançados e exercícios funcionais.

3)Treino de ultra resistência, treinamento de tiros e equalização de ritmo de prova, alongamentos neurais e proprioceptivos, tiros em rampa e treinamentos em subida.

O foco na VIP é além da performance, do resultado, obter segurança nos treinamentos, com exercícios que previnem lesão, como os alongamentos posturais e os exercícios de equilíbrio.

Lembre-se é importantíssimo consultar um cardiologista antes dos treinos.
Seja um candidato a fechar a integração de 2011 com chave de ouro.


By Dr.Eduardo Ayub Lopes.

sábado, 9 de outubro de 2010

Prolongando seu retorno financeiro parte3.

Prolongando seu retorno financeiro parte3.

O trabalho traz retorno e prazer quando somos apaixonados pelo que fazemos, mas por vezes é desgastante, estressante; vivemos momentos de pressão e dificuldades. Nesses momentos a atividade física tem um efeito mágico. A Endorfina causa sensação de bem estar e relaxamento.

A desculpa que mais ouço é: “não tenho tempo”. Lembrem-se nós fazemos nosso tempo, devemos nos organizar melhor a cada dia. Existem realmente fases difíceis que devemos conciliar: faculdade, trabalho, entre outras coisas. Mas é aí que são selecionados os melhores profissionais.

Com 2 horas por semana, já conseguimos operar milagres, obtemos resultados concretos e não é difícil, já que, nossa semana tem 168 horas.


By Dr. Eduardo Ayub Lopes

Prolongando seu retorno financeiro - parte2.

Prolongando seu retorno financeiro - parte2.

Perspectivas em longo prazo devem ser alimentadas com preparação, busca constante e persistência; meta clara, objetiva e realista, desta forma prevê aonde chegaremos. Nosso corpo deve estar preparado em consonância para que seja suportável enfrentar essa longa jornada.

Atividade física e alimentação devem estar entre as ferramentas de suporte à saúde. Os pontos básicos são: fracionar as refeições, balancear proteínas, carboidratos e gordura, estabelecer a quantidade de calorias correta e principalmente procurar uma nutricionista. 80% do resultado devem-se à dieta.

Atividade física bem orientada e alimentação adequada proporcionam bem-estar físico, mental; disposição e melhor qualidade de vida.


By Dr.Eduardo Ayub Lopes

Presenças VIP - 1° Semestre 2010.

Clique na imagem para visualizar melhor.
Clique na imagem para visualizar melhor.

Foto do Convite 10 anos VIP

Clique na imagem para visualizar melhor



Clique na imagem para visualizar melhor





Beber água antes de refeição ajuda a perder peso

Beber água antes de refeição ajuda a perder peso
Dieta da água

Uma pesquisa feita por cientistas dos Estados Unidos afirma que beber água antes das refeições ajuda as pessoas a perderem peso. Os cientistas afirmam que pessoas que estão em dieta podem perder cerca de 2kg a mais se beberem pelo menos dois ou três copos por dia antes das refeições. A pesquisa foi apresentada em um congresso nacional da Sociedade Americana de Química, em Boston.


Dieta de baixas calorias

Todos os adultos que participaram da pesquisa tinham entre 55 e 75 anos de idade. A teoria dos cientistas foi testada em 48 adultos, divididos em dois grupos, ao longo de 12 semanas. Ambos os grupos seguiram dietas de baixa caloria, mas um deles bebeu água antes das refeições. Ao longo de 12 semanas, as pessoas que beberam água perderam cerca de 7kg, enquanto os demais perderam em média 5kg. Um estudo anterior já havia mostrado que pessoas que bebem até dois copos de água antes de cada refeição ingerem de 75 a 90 calorias a menos.


Consumo de calorias

Uma das autoras da pesquisa, Brenda Davy, da universidade Virginia Tech, acredita que o fato de se encher o estômago com um líquido sem calorias antes das refeições faz com que menos calorias sejam consumidas.

"As pessoas deveriam beber mais água e menos bebidas adocicadas e com muita caloria. É uma forma simples de se facilitar o controle do peso", afirma Davy. Segundo a cientista, bebidas dietéticas e com adoçantes artificiais também podem ajudar as pessoas a reduzir o consumo de calorias, ajudando a perder peso. No entanto, ela disse que bebidas com muito açúcar precisam ser evitadas. Uma lata de refrigerante comum contém, em média, 10 colheres de chá de açúcar.

A pesquisa foi financiada pela entidade Institute for Public Health and Water Research, que realiza estudos sobre água e saúde pública.

www.diariodasaude.com.br

Enfim o dia de 30 horas.

Enfim o dia de 30 horas.


Essa semana, mas especificamente terça dia 05, fui a São Paulo na Fnac da Paulista ouvir um dos maiores nomes em gestão de tempo do mundo, Christian Barbosa, ele é brasileiro, um Nerd, como ele mesmo se autodenomina.

Vou compartilhar nas linhas abaixo algumas colocações dele.

Bom, acredito que o primeiro item ser organizado é entender o que é: importante, urgente e circunstancial.

Importante é tudo aquilo que dá prazer e/ou que temos um tempo hábil para fazê-lo.

Urgente, de uma forma bem prática é algo que era importante, e devido à procrastinação tornou-se urgente.

E circunstancial é aquela atividade que você faz, mas perde seu tempo com ela, ou seja, ela não agrega nada.

Sobre o que é importante não há muito que dizer, o próprio nome diz por si só, mas para exemplificar, ir ao médico fazer check-ups, é importante e se não for pode tornar-se urgente.

Urgente é a demanda diária, semanal, mensal que entram para a lista do faço depois e acabam se acumulando. Há também aquelas atividades urgentes que acabam nos sobrando pela falta de planejamento de terceiros.

Circunstancial entra vídeos-game, televisão, séries de TV, ou seja, todas as atividades que são feitas em excesso e por fim trituram nosso tempo e além de tudo não agregam valor, isso é muito subjetivo, pois vídeo-game para um design de vídeos-games jogar e interagir com jogos é o seu Job.

Bom, fica obvio que o planejamento é algo inerente a uma boa gestão de tempo, conversando com algumas pessoas vi que elas não conseguem se planejar porque acham que ficariam engessadas, e perderiam a liberdade.

O fato acima acontece tanto no planejamento financeiro como na gestão de tempo, mas essa é uma lente, na qual essas pessoas enxergam o viés dessa situação, há outras lentes.

Vejam esse raciocínio, se você consegue planejar-se terá a certeza de quanto tempo terá livre, e desta forma conquistará liberdade desse tempo que poderá ser aproveitado com atividades prazerosas.

Eu estou passando por um processo de organização do meu tempo, e o livro e as palestras que assisti desse autor me ajudou muito.

Fica a idéia para vocês, tenham boas horas.

E como ele diz: não tem como colocar mais dias na sua vida, então coloque mais vida nos seus dias.

Nesse newsletter tem um vídeo do Christian, se quiser dêem uma olhadinha.


Dr. Eduardo Ayub Lopes.

IMUNIDADE X INTESTINO

Imunidade X Intestino

Dentro do sistema de defesa natural do organismo, temos o trato gastrointestinal como uma das armas contra os patógenos e / ou substâncias causadoras de doenças e / ou alergias. O intestino não é apenas um órgão responsável pela digestão de alimentos, mas também produz hormônios, além de sua função motora, nervosa e imune, todas colaborando para estabelecer uma linha de defesa contra agressões externas. No intestino, temos três linhas de defesa: a microflora intestinal, a mucosa intestinal e o sistema imune intestinal. Vamos abordar hoje a microflora intestinal, que é composta de 400 espécies de bactérias, algumas benéficas, que podem colaborar para evitar doenças e outras potencialmente patogênicas ( que podem favorecer doenças ).


Para colaborar na imunidade é importante que colonizemos nosso intestino com as chamadas bactérias boas, que desta forma criam uma barreira protetora e impedem o crescimento das chamadas ruins ( ou patogênicas ), utilizando alimentos que favoreçam o crescimento destas bactérias, chamados alimentos pre-bióticos ou consumindo os alimentos que já apresentam as boas, os chamados pro-bióticos.

Dentro dos alimentos pre-bióticos podemos destacar as fibras solúveis, presentes em cereais como aveia, frutas e feijões, já os pro-bióticos podem ser encontrados nos leites fermentados, iogurtes especiais ( contendo estas bactérias boas como os lactobacillus, bifidobacterium, etc.. ), além de suplementos contendo estas bactérias. Portanto os atletas devem fazer da sua alimentação também uma fonte destas bactérias boas, pois desta forma também estarão colaborando com a imunidade evitando doenças inoportunas, que podem interferir com a regularidade nos treinamentos, afetando o desempenho físico.


Maria Lígia de Azevedo Valim Gobbo
Nutricionista – CRN 3 – 1914
Telefone: 019 / 3289-9832
e-mail : ligiavalim@globo.com

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Ranking Campeonato de Supino 2010

Clique na imagem para visualizar melhor

Clique na imagem para visualizar melhor

sábado, 2 de outubro de 2010

Depoimento de Fábio Araújo - Corrida Integração 2010.

Adorei as dicas da VIP desde de tênis até o treino especifico. Tudo transcorreu muito bem e espero manter meu ritmo para outras.

Fabio Araújo

Memória muscular facilita retorno da boa forma física?

Memória muscular facilita retorno da boa forma física

Publicidade

LUCIANO GRÜDTNER BURATTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma boa notícia para quem já suou para ganhar músculos e depois abandonou a atividade: um estudo em camundongos mostra que o corpo lembra desse período de exercícios intensos.

Isso facilita a recuperação da forma física no futuro. A origem dessa "memória muscular" está nos miócitos --células longas, contráteis e salpicadas de núcleos, que formam os músculos.

Após intensa atividade física, novos núcleos são adicionados às fibras musculares existentes. Esses núcleos estimulam a produção de proteínas, o que aumenta o volume do músculo.

Músculos, porém, atrofiam após um período de desuso. O que se pensava é que a perda de massa muscular estava ligada à queda no número de núcleos em miócitos ou à morte dessas células.

Mas cientistas da Universidade de Oslo, na Noruega, descobriram que a quantidade de núcleos permanece praticamente inalterada após um longo período de desuso. A massa muscular é reduzida por alterações no volume do miócito, não por apoptose (morte celular).

A recuperação dessa massa é mais rápida em quem apresenta um histórico de atividade muscular intensa, pois o lento processo de incorporação de núcleos ao miócito pode ser dispensado.

CAMUNDONGO MANCO

Para chegar aos resultados, a equipe de Oslo, liderada por Jo Bruusgaard, observou o número de núcleos em um músculo da pata de camundongo usando certos indicadores específicos.

A sobrecarga muscular foi obtida rompendo-se parcialmente um músculo dos dedos do animal que auxilia outro músculo maior.

Sem o músculo auxiliar, o maior precisava de mais energia para realizar os mesmos movimentos. Entre 6 e 10 dias após a operação, o número de núcleos de miócitos cresceu nesse músculo.

O aumento no número de núcleos precedeu em quase três dias o aumento no volume do músculo, sugerindo uma relação causal.

A atrofia muscular, por outro lado, foi simulada pelo rompimento da ligação de um nervo que estimulava o músculo da pata. O volume muscular caiu durante 14 dias após a cirurgia.

Os autores do estudo, publicado na revista "PNAS", sugerem que a prática de exercícios seja feita na juventude, pois o processo de adição de núcleos aos miócitos é mais lento em idosos.




Clique na imagem para visualizar melhor.

HORA DO LANCHE

HORA DO LANCHE

O Cheetos, quem diria, quer ser saudável.


A Pepsico lança hoje, em Curitiba, um novo produto de seu portfólio “saudável”:


O Cheetos, tradicional salgadinho de queijo, produzido com óleo de girassol.


A estratégia faz parte da meta da empresa de reduzir em 15% a gordura saturada de seus produtos ate 2020.


Da linha tradicional de salgadinhos da Pepsico, o Cheetos e o mais recente a receber a “roupagem” com menos gordura, seguindo tendência iniciada pela Ruffles e pelo Fandangos.


Por enquanto, a nova versão do Cheetos com óleo de girassol não estará disponível em todo o País. Ate o fim do ano, a distribuição do novo produto se limitará a Região Sul. Objetivo e testar a aceitação da novidade antes de estendê-la ao restante do Brasil.